COM O HOMEM PATETA NÃO SE BRINCA!
Nesses tempos de Pandemia quando muitos adolescentes e também crianças ficam bem mais tempo navegando na Internet, MODISMOS MALICIOSOS surgem e pegam muita gente desprevenida.
Valendo-se também de PERSONAGENS CONHECIDOS ou ENGRAÇADOS, nas linhas dos jogos de desafios que vira e mexe aparecem, agora chegou este HOMEM PATETA.
Não é engraçado e é um perigo.
A Polícia Civil de Santa Catarina divulgou, na última semana um alerta para pais de crianças e adolescentes sobre perfis em redes sociais com o nome de Jonathan Galindo.
As páginas – cujas fotos são montagens que se parecem o personagem ‘Pateta’, da Disney - estariam assustando os menores com conteúdo de terror e mensagens que podem induzir ao suicídio.
Segundo a polícia, os primeiros perfis têm postagens em espanhol, mas já se constatou que há páginas em português.
Esses perfis têm poucas postagens e desafiam as pessoas a segui-los e enviar uma mensagem privada. A partir daí, espera-se por retornos que podem ocorrer através de mensagens, vídeos, áudios ou até mesmo de uma ligação por vídeo ao vivo.
O conteúdo da resposta tem a intenção de causar desconforto, medo e, em alguns casos, tenta provocar o suicídio, explica o agente da polícia civil Ivan de Souza Castilhos, integrante do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional.
MALDADES VIA INTERNET CONTRA A INFÂNCIA E INÍCIO DA JUVENTUDE.
Em fevereiro deste ano, vídeos de um “desafio” chamado quebra-crânios passaram a circular e também causaram preocupação entre pais e profissionais de saúde, já que a queda podia causar prejuízos graves à saúde dos jovens.
Antes, em 2017, um jogo chamado Baleia Azul tinha desafios que levavam jovens ao suicídio.
O alerta da Polícia Civil de Santa Catarina, em parceria com o Tribunal de Justiça do estado, serve para chamar a atenção dos pais sobre o conteúdo consumido pelos seus filhos na internet.